Associação Portuguesa de Venda Automática APVA

Asociacion Portuguesa de Venta Automatica ( Associação Portuguesa de Venda Automática APVA )

HISTÓRIA:

Em 1990, a partir de uma comissão seleccionada de um grupo de empresas que se dedicavam ao sector de actividade denominado de vendas automáticas, foi decidido criar a APVA – Associação Portuguesa de Venda Automática, Associação empresarial e patronal, sem fins lucrativos, tendo sido lavrados os Estatutos em Cartório Notarial, em Lisboa, no dia 1 de Outubro de 1991.

A Associação, de âmbito nacional, tem como principal objectivo a defesa dos interesses do sector em Portugal, e é uma forma de credibilizar esta actividade económica que, no nosso país, tem sido mal entendida e, noutros países da Europa, representa um volume de negócios já assinalável e com credibilidade. A Associação Portuguesa de Venda Automática, tem feito um esforço junto das autoridades públicas nomeadamente junto da Direcção Geral do Comércio e Concorrência, de forma a dotar este sector de actividade de um Regulamento da actividade situação que veio a ser uma realidade com a publicação do DL143/2001, de 26 de Abril, depois de aturadas negociações com a DGCC.

Por outro lado, o sector tem lutado para obter das autoridades fiscais um regime de IVA à taxa reduzida até porque se considera que as máquinas de Venda Automática são verdadeiros estabelecimentos Comerciais /Industriais juridicamente comparáveis às cafetarias. Contudo, sobre esta matéria, os diversos Governos tem-se recusado a ouvir as pretensões dos empresários do sector, o que se lamenta com prejuízo para a actividade económica do País. Tudo isto equivale a dizer que a APVA sempre lutou por Regulamentação própria e específica do sector de forma a disciplinar esta actividade comercial evitando o aparecimento de "oportunistas" no mercado situação que têm denegrido esta actividade pela total ausência de responsabilidade destes operadores económicos junto dos consumidores.

A nível Internacional a APVA encontra-se filiada na EVA (European Vending Association).

Mas informacion:

Associação Portuguesa de Venda Automática APVA

Comentarios